Tempo de leitura: 5 minutos
Chegamos agora ao autoconhecimento, que é muito importante no processo para superar a separação. E talvez você se pergunte: como isso pode me ajudar na minha dor e no meu sofrimento?
Na verdade, a ideia aqui é que faça uma análise mais profunda de quem é, suas qualidades, por que agiu daquela forma e não de outra, e até mesmo coisas que não gosta em si mesma.
E a partir do momento que você consegue identificar o que te faz feliz, aquela dor da perda fica menos intensa e a tendência é desaparecer.
Isso porque você vai se concentrar só em coisas boas, coisas que te dão prazer e alegria, e assim, pode afastar todos os pensamentos que estão fazendo você sofrer.
Veja agora o que deve fazer para se conhecer intimamente, de forma a colocar para fora tudo de maravilhoso que está aí dentro.
O que é autoconhecimento?
O autoconhecimento é como se fosse uma viagem interna que você faz para dentro de si mesma.
E durante essa viagem, você passa a entender suas emoções, encarar seus medos de frente, reconhecer seus limites, o que te incomoda e coisas que acha que precisam ser melhoradas.
Quando você faz essa avaliação detalhada de você mesma, fica muito mais fácil encontrar o equilíbrio e consequentemente, ajuda no seu crescimento enquanto pessoa.
Em outras palavras, o conhecimento de si mesma é a aceitação de quem você é e com base nisso é que é possível seguir em frente, e não ficar presa às expectativas dos outros, e apenas e exclusivamente às suas expectativas.
Por que se conhecer vale a pena?
Provavelmente você já deve ter ouvido algumas pessoas falarem isso: “Eu me basto” ou “Eu sou a minha melhor companhia”, e por mais que isso possa parecer um pouco egoísta, tem seu fundo de verdade.
Não é que a amizade de outras pessoas não seja importante, afinal de contas, não podemos viver sozinhas, mas o primeiro passo para o autoconhecimento é você se curtir e ficar bem com você mesma.
Isso dá uma paz de espírito que você não faz ideia. Aceitar-se como você é, com as suas qualidades e defeitos, com seu mau humor, com seu corpo, ou seja, estar feliz com você!
Só para você saber, alguns estudos mostram que as pessoas que se conhecem bem, têm um sentimento de completude, têm relações mais sólidas, são mais confiantes e criativas.
Além disso, se conhecer permite também tomar consciência que algumas relações não são boas para nós.
E lembrando que é importante se conhecer para manter a sua autoestima sempre lá em cima.
Conhecer suas forças, suas qualidades, seus talentos, mas também suas fraquezas, seus pontos mais sensíveis, possibilita encarar com mais facilidade as situações às vezes complicadas da vida.
O que eu devo fazer
Vou passar aqui uma dica que funciona bastante:
Nesse processo de autoconhecimento, a primeira coisa que fazemos é perguntar o “por que”: “Por que eu sinto ciúmes?”, “Por que o meu relacionamento acabou?”, “Por que eu não acredito em mim?”, e por aí vai.
Acontece que quando você se pergunta o “por que”, em vez de enxergar a verdade sobre si mesma, você se afasta dela.
Por mais que você se esforce em responder todos esses “porquês”, você não consegue descobrir seus sentimentos e motivações.
De repente, você até inventa respostas que parecem corretas, mas que no fundo são falsas.
Ao se perguntar por que, você acaba ficando mais distante de você mesma.
E aí você me pergunta: o que eu devo fazer?
Antes de usar o porquê na sua pergunta, use “o que”.
Por exemplo, antes de se perguntar “Por que fulano de tal quis terminar comigo?”, você deve dizer “O que é mais importante para mim?”
Isso faz com que você compreenda que você vem sempre em primeiro lugar e que é mais importante do que tudo. E não é um fim de um relacionamento que vai te impedir de ser feliz e ter a vida que merece.
Para começar a se conhecer, basta apenas modificar apenas uma pequena palavra para mudar totalmente de perspectiva, se perguntar “o que” antes de “por que”.
Os “porquês” deixam você presa no passado, revivendo aquela dor, enquanto os “o que” te levam para frente, fazendo com que você se compreenda mais profundamente e encontre soluções para seguir em frente.
O autoconhecimento não é complicado
Desenvolver o autoconhecimento é um processo simples para ser colocado em prática.
A introspecção é sua melhor arma. Ela te ajuda a direcionar a sua atenção para seus pensamentos, sentimentos e os valores que motivam cada uma de suas ações.
Se você conseguir todos os dias dar uma olhada para dentro de si mesma, vai perceber que tudo fica mais ameno e flui mais naturalmente.
Vai te ajudar a não cometer mais os mesmos erros, aprender com eles, inclusive tirando daí um aprendizado, pois vai aprender a identificar os motivos que te levaram ao erro e suas consequências.
Agora, eu vou te dar uma outra dica: tire um tempinho e pare um pouco, de preferência um lugar mais tranquilo, e reflita sobre o que você pode melhorar na sua vida.
Escute os seus sentimentos, mas não se esqueça de ser mesmo um pouco crítica consigo mesma, pois assim que é possível identificar justamente os pontos que precisam ser melhorados.
Quando você alcança esse estágio de autoconhecimento, facilita a percepção dos gatilhos de auto sabotagem, dificultando ainda mais a superar essa separação.
Diga um basta a tudo isso agora mesmo!
Guarde uma frase e nunca se esqueça disso:
Mulheres fortes e maduras emocionalmente tornam-se mulheres independentes e felizes!
Aprenda a aceitar-se e gostar do que vê no espelho todas as manhãs, e nada melhor para isso do que conhecer o seu verdadeiro eu. E mostre para si mesma o quão maravilhosa e que a sua felicidade está nas suas mãos!!!